Secadores de leito fluidizado


Aplicação

Os leitos fluidizados são usados para resfriamento ou secagem de material. O produto é enviado utilizando a gravidade para uma placa perfurada horizontal fechada. O ar quente ou frio é introduzido por baixo da placa e sopra pelo produto para criar um leito fluidizado de material. O secador de leito fluidizado (ou resfriador) oscila de maneira a transportar o material para uma barreira na extremidade de descarga da placa. O ar sai através de dutos montados na parte superior para um ou mais coletores de pó ou separadores de ciclone.

Perigo

Se o material manuseado por um processo for combustível, a poeira que ele gera pode ser explosiva. Os secadores de leito fluidizado/resfriadores geram uma mistura de ar/poeira potencialmente explosiva, pois o material sendo secado ou resfriado é fluidizado pelo ar de entrada. Sob estas condições, só é preciso uma fonte de ignição para desencadear uma explosão. Isto pode ser fornecido por partículas ardentes de equipamento a montante, tais como secadores. O material que adere às paredes do secador ou o material que se acumula na barreira interna também podem autoincendiar, gerando a ignição para uma explosão.

Descrição do sistema de proteção

Os secadores de leito fluidizado/resfriadores estão comumente localizados dentro da fábrica, tornando a proteção por ventilação de liberação de explosão impraticável. Sua geometria também torna difícil a ventilação. Um sistema de supressão de explosão fornece essa solução. Neste sistema, os detectores de pressão de explosão montados no secador de leito fluidizado/resfriador detectam a excursão da pressão de uma explosão iminente. Os detectores transmitem um sinal ao painel de controle, que aciona extintores de alta taxa de descarga e simultaneamente interrompem o processo. Os extintores montados no secador de leito fluidizado/resfriador são projetados para descarga rápida de supressores no esforço de apagar a bola de fogo antes que ela alcance pressões máximas. Extintores de isolamento montados no duto de entrada e nos dutos de extração de poeira mitigam a propagação aos equipamentos de processamento interconectados.


Preocupado com seu risco de explosão?
Obtenha agora a opinião de um especialista!