Moinhos e pulverizadores
Aplicação
As aplicações de moagem cobrem vários tipos de equipamentos. Tipicamente, o material desce por um duto de entrada para o centro do moinho, de onde é lançado para fora para impactar conjuntos opostos de pinos que se sobrepõem, sendo moído mecanicamente em partículas de tamanhos mais finos. As colisões entre as partículas, ou entre elas e o metal, criam um material muito fino que é descarregado em um reservatório de destino. Isso pode ser feito mecanicamente através de um transportador, pneumaticamente ou através de queda por gravidade.
Perigo
Os sistemas de moagem apresentam um risco especial. Eles não só produzem materiais mais finos, mas suas partes móveis e a energia criada durante sua operação produzem potencial de ignição. Além das fontes de ignição criadas internamente, os materiais estranhos no fluxo de alimentação podem causar faíscas de impacto. Apenas alguns desses materiais estranhos, como o metal residual, são removidos pelos separadores magnéticos normalmente instalados nos moinhos. Embora muitos moinhos sejam projetados para suportar as pressões dinâmicas de uma deflagração interna, os equipamentos adjacentes e a rede de dutos podem ser vulneráveis aos efeitos violentos da propagação da explosão.
Descrição do sistema de proteção
É com frequência que a proximidade maior de um moinho com o reservatório de destino torna prática a inclusão de ambos em uma zona única de proteção. Sistemas maiores podem ser divididos em várias zonas que iniciam a supressão de explosão independentemente. Os detectores de pressão de explosão são montados tanto no moinho quanto no reservatório. Eles detectam a excursão de pressão de uma explosão iminente. Detectores infravermelhos também são um meio comum de detecção para moinhos que utilizam o transporte pneumático de material moído. Os detectores transmitem um sinal ao painel de controle, que aciona extintores de alta taxa de descarga e simultaneamente interrompem o processo. Os extintores montados no funil do moinho e o corpo do coletor são projetados para apagar a bola de fogo antes que ela alcance pressões máximas. O extintor de isolamento com mangueira montada no duto de alimentação do moinho e o extintor de isolamento com bocal de dispersão no duto de transporte dispersam o supressor para mitigar a passagem da chama.