Isolamento do processo
Perigo
O NFPA 654 exige que o isolamento da deflagração seja considerado para deter a propagação da chama entre os reservatórios interconectados, e ainda assim muitos deles são instalados sem esse componente vital. Veja o exemplo mostrado abaixo. Um coletor de poeira é instalado e tem um painel de ventilação para liberação de explosão. Montado no topo de um telhado, ele irá expelir uma explosão para a atmosfera. Entretanto, sem uma barreira de isolamento, a chama pode se propagar em altas velocidades do coletor para os reservatórios interconectados, causando explosões secundárias devastadoras. A simples ventilação dos reservatórios interconectados é inadequada devido à enorme fonte de ignição e efeitos acumulados de pressão associados à propagação de explosões.
Solução de válvula mecânica de isolamento
A IEP Technologies oferece opções de isolamento passivo e ativo de explosivos para mitigar a propagação de chamas. A válvula de isolamento passiva de explosão é um dispositivo de ação automática que fornece uma barreira mecânica para mitigar a propagação da chama e queima de materiais entre os equipamentos conectados. Uma válvula de isolamento ativa de alta velocidade fecha rapidamente fornecendo uma barreira mecânica para mitigar a propagação e uma deflagração. Estruturalmente, ela pode suportar a pressão total de uma deflagração de um reservatório fechado. Ela é frequentemente escolhida para isolar reservatórios interconectados de baixa força para evitar propagação de deflagrações quando há preocupação de contaminação de produto. Tipicamente, os detectores de pressão de explosão montados no reservatório detectam a excursão da pressão de uma explosão iminente. Os detectores transmitem um sinal ao painel de controle, que aciona uma válvula de isolamento de alta velocidade e simultaneamente interrompem o processo.
Solução de isolamento químico
As barreiras de isolamento de explosão química da IEP Technologies são acionadas da mesma maneira que a solução de válvula de isolamento de alta velocidade descrita acima. Em resposta ao sinal de acionamento, elas liberam um agente extintor rapidamente no duto, mitigando a passagem da chama e de materiais ardentes aos equipamentos de processamento interconectados. Em um duto grande, a distribuição de supressor é fornecida por tubulação de 7,5 cm (3 pol.). Para um duto pequeno, uma mangueira de 2,5 cm (1 pol.) conectada ao cabeçote de distribuição do supressor montado no suporte fornece o supressor.