SISTEMAS DE REDUÇÃO DE PERIGOS DE EXPLOSÃO POR POEIRA COMBUSTÍVEL


A explosão por poeira combustível e seus perigos podem ser reduzidos pelo uso do sistema da IEP Technologies. Quase todas as instalações que manipulam, armazenam ou processam sólidos têm um risco de explosão quando estes se transformam em pó durante o processamento. A explosão por poeira pode ocorrer, e ocorre, em uma grande variedade de materiais que incluem, mas não se limitam a: alumínio, celulose, carvão, milho, farinha, fungicidas, grãos, leites em pó, farmacêuticos, plásticos, resina, amido e açúcar. Como regra geral, se um material pode queimar sob certas condições, ele pode e irá explodir.

Ambientes de explosão de poeira combustível são encontrados em transportadores, processamentos, pulverizações e processos de armazenamento. Cada um desses ambientes tem seu desafio único quando a questão é reduzir ou eliminar os riscos de explosão.

A explosão por poeira combustível e seus perigos

podem ser reduzidos pelo uso do sistema da IEP Technologies. Quase todas as instalações que manipulam, armazenam ou processam sólidos têm um risco de explosão quando estes se transformam em pó durante o processamento. A explosão por poeira pode ocorrer, e ocorre, em uma grande variedade de materiais que incluem, mas não se limitam a: alumínio, celulose, carvão, milho, farinha, fungicidas, grãos, leites em pó, farmacêuticos, plásticos, resina, amido e açúcar. Como regra geral, se um material pode queimar sob certas condições, ele pode e irá explodir. Ambientes de explosão de poeira combustível são encontrados em transportadores, processamentos, pulverizações e processos de armazenamento. Cada um desses ambientes tem seu desafio único quando a questão é reduzir ou eliminar os riscos de explosão.

Poeira combustível norma NFPA

A norma NFPA 654 para prevenção do fogo e poeira explosiva na manufatura, processamento e manuseio de partículas sólidas combustíveis contém orientações abrangentes sobre o controle de poeiras para prevenir explosões. A seguir estão algumas de suas recomendações:

  • Minimizar o escape de poeira para equipamentos de processamento ou sistemas de ventilação;
  • Usar sistemas e filtros de coleta de poeira;
  • Utilizar superfícies que minimizem o acúmulo de poeira e facilitem a limpeza;
  • Fornecer acesso a todas as áreas ocultas para permitir inspeção;
  • Inspecionar resíduos de poeira em áreas abertas e ocultas em intervalos regulares;
  • Limpar os resíduos de poeira em intervalos regulares;
  • Usar métodos de limpeza que não gerem nuvens de poeira se houver fontes de ignição presentes;
  • Somente usar aspiradores aprovados para a coleta de poeira;
  • Localizar as válvulas de alívio nas áreas de perigo por poeira, e;
  • Desenvolver e implementar um programa de inspeção, testes, manutenção e controle de poeira perigosa (preferencialmente por escrito com frequência e métodos estabelecidos).

Preocupado com seu risco de explosão?
Obtenha agora a opinião de um especialista!